sábado, 16 de outubro de 2010


Sede sul-americana adventista tem novo secretário associado

Brasília, DF ... [ASN] Alterações em algumas funções, tanto no mundo, como na América do Sul, movimentam a Igreja Adventista do Sétimo Dia. O pastor Robert Costa foi eleito novo secretário ministerial associado da Associação Geral.


Ele vai compor a equipe liderada pelo Pr. Jerry Page e que também tem, como associado, o pastor brasileiro Jonas Arrais. A eleição de Costa aconteceu durante as reuniões do concílio anual da Associação Geral. Ele é natural do Uruguai e deverá ser o responsável pela área de evangelismo dentro da equipe da Associação Ministerial.
Na América do Sul - A sede sul-americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia tem novo secretário associado. Daniel Costa, que até aqui atendeu essa área, foi chamado como gerente de marketing de alimentos Granix, na Argentina. Para o seu lugar foi eleito o argentino Rubén Lavoy, Argentino, que trabalha atualmente na Universidade Adventista do Chile, como vice-reitor financeiro. A Superbom tem novo gerente financeiro. Ilton Hübner, que exercia essa função, foi chamado como tesoureiro da Associação Sul de Rondônia, com sede em Ji-Paraná. Para o seu lugar foi eleito Régis Reis, que estava como tesoureiro da Associação Matogrossense, na União Centro-Oeste Brasileira.

terça-feira, 12 de outubro de 2010


Por que oro a Deus e sinto que nada acontece?”
Muito interessante essa questão apresentada por um telespectador. O sentimento de que “nada acontece” quando oramos pode ter pelo menos duas origens:
1) Na nossa maneira errada de pedir: “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.” Tiago 4:3. Podemos estar orando por motivos egoístas ou esquecemos Jesus (é bom finalizar a oração em nome de Jesus – João 14:12-14).
2) Nos nossos sentimentos corrompidos pelo pecado. A Bíblia diz que o nosso coração é “enganoso e desesperadamente corrupto” (Jeremias 17:9). Portanto, mesmo que o Espírito Santo use nossa consciência para nos comunicar a vontade de Deus (Isaías 30:21), não podemos confiar “cegamente” naquilo que pensamos ou sentimos (Jeremias 17:5).
Nesse caso, você e eu precisamos fazer duas coisas:
a) Confiar mais em Deus – que afirma ouvir e atender (no tempo certo) nossas orações (ver Mateus 7:7-11) – do que em nossos sentimentos. É bom confrontar os pensamentos negativos com 1 João 3:19, 20 e decidirmos crer mais na Revelação Escrita do que em nós mesmos!
b) Persistir na oração. Em Romanos 12:12 Deus recomenda que sejamos perseverantes e Jesus Cristo – a Segunda Pessoa da Divindade – até contou uma parábola sobre a importância de orarmos sem desanimarmos:
Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer: Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário. Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me. Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo. Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” Lucas 18:1-8 (Grifo acrescentado).
Por isso, se sinta à vontade para continuar em suas orações.
Fale com Deus a respeito dessas dicas e verá o quanto Ele está interessado em cada palavra que você diz ou pensa.

Como controlar a ira

A ira em si não é um pecado. O que a torna pecaminosa é o uso errado dela, ou seja, direcioná-la às pessoas ao invés de concentrá-la nos problemas: “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira” Efésios 4:26.
Este texto também ensina que alimentar a ira é pecado. Deste modo, além de não alimentar a raiva nos momentos de crise, para se sair bem de um momento de estresse terá que orar a Deus e exercitar o domínio sobre seu temperamento (Provérbios 29:11; Eclesiastes 7:9). Poderá fazer isso por que Deus coloca a sua disposição todo o poder dEle (ver Filipenses 4:13).
Quando vier a vontade de xingar, ore a Deus em pensamento, lembre de algum verso bíblico, de algum momento feliz que passou com alguém ou conte até dez (ou mesmo até cinqüenta),… Faça de tudo para não dar rédeas a seu impulso. No momento em que estiver mais “treinado” fará isto com facilidade.
Reavaliar sua ira também ajuda muito. Pergunte a si mesmo: “quais são as coisas que me deixam zangado? Por que estou assim?” Avaliando a origem do problema e refletindo para encontrar soluções terá calma diante das circunstâncias negativas. Veja que importante conselho Deus dá a respeito disto: “Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai.” Salmo 4:4.
Separe um tempo para conversar com as pessoas sobre os seus problemas. Fazendo isto, a ira não acumulará e poderá desabafar acerca do que está acontecendo. Para isto, é preciso que ambos (você e o cônjuge, por exemplo) adquiram o hábito de falarem francamente um com o outro e informar o momento em que a raiva está aquecida. Tal advertência feita no início pode ajudar a evitar que surja a discussão.
É possível controlar a ira; prova disto é o fato de que, quando estamos na frente de nosso chefe ou na companhia de alguém perante o qual não queremos ser envergonhados, “aprendemos” e “conseguimos” controlar nossas emoções. Irá depender de nosso desejo de fazê-lo. É nossa responsabilidade adquirir o domínio sobre nossas ações com o poder e ajuda do Espírito Santo (Gálatas 5:22, 23).

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Assista ao treinamento para o Evangelismo Via Satélite


Pr. Luís Gonçalves
Brasília, DF… [ASN] Está se aproximando a semana de 23 a 30 de outubro, que está reservada para a realização de um grande evangelismo de colheita. A programação do evangelismo via satélite acontecerá, para os países hispanos da Divisão Sul-Americana, direto de Santiago, no Chile, com o pastor Robert Costa. Já para o Brasil, a transmissão será feita direto de Maringá, no Paraná, com o pastor Luís Gonçalves.
Para que pastores e líderes de igreja estejam todos bem preparados para participar da semana, a Divisão Sul-Americana realizará um treinamento via satélite pelo Canal Executivo da Novo Tempo e também, via internet (http://novotempo.com/canal-executivo/). A programação irá ao ar, em português, no dia 22 de setembro, nos horários de 18, 19, 20 e 21h. Já para o espanhol, o treinamento terá lugar no dia 29 de setembro, nos horários das 19, 20, 21, 22 e 23h.

Pr. Robert Costa
Durante o treinamento serão abordados temas como: Como preparar a igreja para o evangelismo via satélite? O que a igreja local deve fazer na primeira meia hora? Como proceder durante a pregação via satélite? Como agir no momento do apelo e do batismo? O que fazer depois da pregação? Quando terminará a reunião da noite? O que fazer no dia seguinte?
Apenas para adiantar, a programação do evangelismo via satélite, de 23 a 30 de outubro, terá o seguinte formato: das 19h30 às 20h, será o horário para o evangelismo da igreja local; e das 20 às 21h, será o momento da transmissão via satélite direto de Maringá e de Santiago.
O líder sul-americano de evangelismo, pastor Luís Gonçalves, destaca que “é hora de preparo, concentração, foco e muita oração para que milhares de pessoas sejam alcançadas pela verdade do evangelho”.